quinta-feira, 6 de junho de 2019

5/6/2019- ENCONTRO DE MÚSICOS DO MUSICLUBE DA PARAÍBA- Entidade de Classe do Compositor Paraibana



Texto: Dario Junior

Como já havia preconizado em artigo escrito em 2014 sobre a importância de reunir novamente os membros do Musiclube para uma rodada de conversas, afirmo aqui que foi um momento importante da Cultura Paraibana o Encontro do MUSICLUBE DA PARAÍBA- Entidade de Classe do Compositor Paraibano, na A BUDEGA Arte Café, dia 5 de junho de 2019, com as presenças  de Adeildo Vieira, Dario Junior, Eliete Matias, Pedro Osmar, Totonho, Milton Dornellas, Hygia Margarete,  Nathalia Bellar, e outros. 

Foram traçadas, neste encontro, Importantes discussões acerca do histórico da entidade bem como os seus projetos desenvolvidos na década de 1980 em João Pessoa-PB e interior da Paraíba, que considero um dos momentos mais importantes dos últimos 40 anos de história musical do Estado. Foi nesse período que surgiu uma safra de músicos atuantes e preocupados com a cena política e cultural desse lado de cá do País, responsáveis por uma infinidade de projetos marcantes e que mudaram os caminhos da cena musical paraibana.

A efervescência cultural desse período da história da Música Paraibana tem nuances importantes de produção aguerrida e inspiradora para as novas gerações de músicos, gerações estas que precisam urgentemente beber na fonte das guerrilhas culturais travadas na época e suas inserções nos movimentos populares de lutas sociais do estado.

Eis que é chegado mais uma vez o momento de novas arquiteturas político-musicais, onde cada um dos personagens precisa “recompor o peito, repensar a luta, levar pra depois do temporal” de um momento crucial de desmonte da cultura, educação e saúde, exatamente num relâmpago político em que ressurgem de uma vez só,  militarismo, ditadura, fascismo e consequentemente perda de liberdade, compondo um perigoso coquetel molotov que pode explodir e incendiar tudo a qualquer momento.

As novas e velhas gerações precisam agora trilhar caminhos inusitados, que contemplem formas de lutas culturais criativas e que faça a música retornar às ruas, porque antes de tudo a “Música É Da Rua”, lugar que nunca deveria ter deixado de frequentar. A classe artística precisa antes de mais nada se deselitisar e descoisificar. Talvez muitos não irão concordar com o que afirmo aqui: A classe artística precisa ir além dos teatros fechados e das noitadas nos ambientes dos bares. Necessita de um novo pulmão e garganta que harmonizem ares e repercutam novas possibilidades de luta estética que venham romper com o atraso cultural que se impôs e se impõe nos dias atuais.  A mídia hegemônica, uma das grandes responsáveis pela idiotização das mentes, produziu nesses anos todos um volumoso caldo de inoperância e estagnação, desvirtuando conceitos e influenciando comportamentos, contribuindo dessa forma com o decadente quadro político que vivemos. Considero que o ideal para o movimento cultural deverá ser ser uma mídia autônoma, com vínculos profundos na democracia e liberdade.


Não há mais espaço para ilusões e desatenções. É preciso foco, determinação e ações constantes. Os espaços aptos, verdadeiramente de cultura popular: Praças, arenas, teatros ao ar livre, associações de bairros, feiras, escolas, universidades, bibliotecas comunitárias, casas de cultura, esquinas, calçadas, precisam ser preenchidos com arte e luta, arte e esforço comunitário, consciência e estética de guerrilha. O desmonte cultural impetrado pelo desgoverno atual, caminha a passos largos. Somos presa fácil porque insistimos num modelo de gestão cultural produzido unicamente pelo poder público. Vale lembrar que o Musiclube em grande parte da sua história produziu por consenso coletivo seus projetos culturais, sem manter ligações com o poder público, o que lhe deu autonomia e poder de ação, até quando seus membros ( músicos paraibanos) puderam optar por esse caminho. Depois, são outros quinhentos que não cabem aqui, agora!

*Os textos e fotos de Dario Junior estão licenciados pela Creative Commons. Qualquer utilização,  será possível com a autorização prévia do autor, que deverá ser consultado.

 Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário