segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

OLHOS DE TIGRE (DARIO JUNIOR)

Texto: Dario Junior
Foto colhida do Google
 
A mentira alastrou-se vertiginosamente em nossos olhos, bocas, narizes e cérebros. A mentira com pernas curtas e tudo, adentrou no cotidiano geral como um vírus mortal dos nossos já tão poucos neurônios; sanguessuga insuportável do nosso sangue; embaçador insistente dos nossos olhos antes de tigre, agora cansados e carentes das cores mundanas…

Houve um tempo em que podíamos pensar com tranquilidade, ler em paz os nossos livros e textos de revistas e jornais e sorrir aos montes sem problemas. Houve um tempo! Agora somos presa fácil, qualquer video da internet ou da vênus platinada passa fácil pelo crivo das nossas análises. Escorregam de tobogã nos nossos sentidos e espalham-se perigosamente nas nossas análises e compreensão de mundo. Já não temos mais freios e corremos feito loucos em disparada contínua e desesperada, buscando algo que não podemos alcançar ou tocar.

Ontem estávamos mais conscientes e atentos aos perigos mundanos. Hoje acordamos com celular nas mãos e bebemos o mais puro e sedutor veneno que adentrará em nossos corpos e mentes e nos guiará vida afora, durante meses ou até décadas, para depois se instalar novamente nas cavernas do nosso ser. Não sabemos mais o que fazer, Não temos força suficiente para peitar o inimigo cruel. Não temos mais ais para sanar nossas dores e incompatibilidades terrenas. Precisamos urgente de uma abdução instantânea desse estado de coisas inúteis, de coisas vazias que só fazem nos ocupar o tempo tão precioso para outras análises mais sábias e transformadoras do real.

Precisamos partir para bem longe desse estado de coisas. Sair dessa camisa de força entrelaçando nossas vontades e liberdades, flanar aos ventos das novas possibilidades e novas paisagens sedutoras… Cá entre nós existem resistências antigas que se formaram com a labuta dos dias e que foram sendo moldadas por milênios e milênios, sobre o gelo potente das geleiras e os vulcões escaldantes.

Por alguns instantes das nossas vidas na terra, vivemos com os peixes e convivemos com os cardumes de ideias marítimas. Atravessamos oceanos intermináveis ao nado lento das tartarugas e aceleramos o passo quando golfinhos ágeis e acrobatas das aguas milenares. Nos arrastamos e saltamos para terra conhecendo sua vegetação deslumbrante, seus incríveis rios onde bebemos água cristalina quando mamutes, alces e garças e voamos alto para os mais distantes píncaros do planeta nas asas da Harpia. Fizemos e fazemos muito. Somos vencedores da causa sobrevivência e não vamos deixar de aprimorar as cores e intensidade das paisagens usando nossas forças reativadas e reconstituídas pela luta histórica. Procuremos e achemos então os nossos Olhos de Tigre.
*Os textos e fotos de Dario Junior estão licenciados pela Creative Commons. Qualquer utilização,  será possível com a autorização prévia do autor, que deverá ser consultado.

 Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário