terça-feira, 23 de outubro de 2018

RESPOSTA A UM AMIGO NESSES TEMPOS SOMBRIOS

A arte precisa desesperadamente  circular em mídias democráticas. Precisa que a valorizem e respeitem nas suas nuances discursivas, articulando-se com movimentos sociais e produzindo mudanças estruturais necessárias a sobrevivência com qualidade, de todos que participam dessa imensa comunidade chamada Brasil. Precisa urgentemente sair da gaiola televisiva aprisionadora e que funcionou e funciona como um alçapão de mentes desprotegidas. 

A globo e outros canais de tevês de concessão pública, tem nesses anos todos de suas existências, devorado a liberdade e democracia do País com produções razas, telenovelas vazias e de conteúdos imbecilizadores, e um jornalismo pífio, tendencioso e seletivo, lembrando que a “toda poderosa” apoiou a ditadura de 64, apoiou o golpe de estado recente, conduzindo e induzindo a população a apoiar o impeachment da Presidenta Dilma Roussef e a prisão do Lula inocente e consequentemente a derrocada do País, como estamos presenciando hoje à beira do fascismo (que espero seja derrotado no dia 28/10).

Não existe nada de bom aí nas grades televisivas a não ser algumas raríssimas produções feitas por artistas que furaram a bolha, mas  que serviram também (por terem sido produzidas com selo das próprias mandatárias), para alavancar o poderio devastador que essas mídias tem sobre a consciência social. 

Existe uma tendência por parte dos nossos artistas e  população, em deixar pra lá essas questões e partir para uma festança exibicionista na mídia ou absorver seu conteúdo de forma estabanada e intoxicante, elogiando seu conteúdo sem pensar nas reais intenções que se escondem por trás daquilo tudo: as propagandas de empresas corruptas vendendo produtos nos intervalos; propagandas invasivas e deseducadoras permeando cenas; as interrupções para divulgar ações que beneficiam seus anunciantes com ideologia política processada subliminarmente por seus exércitos de fazedores; e os seus comentaristas falsos vomitando ideias retrógradas e fascistas contra a nossa tão difícil e suada democracia. Estes tantos exemplos citados  das inconsequentes e fascistas atitudes da mídia tupiniquim, minaram as condições estapafúrdias que presenciamos hoje no País. Teceram, em conluio com  mídias estrangeiras e selvageria do mercado global, um manto blindado de ideias falsas, difíceis de serem obstaculizadas.

Vivemos sim um processo de  desumanização, coisificação e lobotomização, “graças”, em parte,  a esses anos todos de irresponsabilidade televisiva no lombo e da convivência com uma mídia geral que pouco contribuiu para que nossa humanização social pudesse estar em patamares sadios e desintoxicantes. 

Se você juntar estes  maléficos propósitos midiáticos citados, com outros como: justiça tendenciosa, desrespeito a constituição  e aos direitos humanos, congresso corrupto, ascensão do nazi-fascismo, militares com sede de poder, fake news e uso indiscriminado da internet, o coquetel molotov fascista estará feito... pronto para ser lançado em nossas cabeças  e explodir sem piedade, espalhando sangue pelos quatro cantos do País. 

  *Os textos e fotos de Dario Junior estão licenciados pela Creative Commons. Qualquer utilização,  será possível com a autorização prévia do autor, que deverá ser consultado.

 Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário