quarta-feira, 9 de julho de 2014

O PRAZER EM JOGAR VEM ANTES DO PERDER OU GANHAR



Texto: Dario Junior
em 09 de julho de 2014

Perder ou ganhar faz parte de todo qualquer esporte que se preze, mas logicamente, precisamos repensar o entendimento desse processo em nossas atividades esportivas atuais e reorganizar as ideias por um esporte mais humano, sem violência dentro ou fora dos campos e menos dependente da voracidade do capital. Já falei aqui em um comentário anterior, que considero o futebol um esporte que valoriza o grupo, educativo, belo em sua forma de jogo e no desenvolvimento lúdico dos jogadores em campo, compondo um quadro estético de rara beleza. Nunca percebi o futebol como um esporte apenas competitivo, restrito aos logotipos de empresas patrocinadoras e as competições oficiais produzidas pela mídia. Sempre convivi com o futebol como um esporte educativo. Lembro que ele foi bastante importante na minha vida e fez parte dos jogos lúdicos que joguei quando criança! 

 
Desde menino eu já batia uma bola com os amigos nos campinhos de pelada do meu bairro. A meninada toda se reunia para conversar e trocar ideias e o futebol foi um dos grandes responsáveis por me apresentar essa harmonia de grupo que aprendi a desfrutar com os vários amigos. Em outro momento, agora já adolescente, a praia passou a ser o meu campo de futebol predileto. Fui morar no bairro de Tambaú aqui em João Pessoa PB-Brasil, por volta de 1978, próximo a praia de Tambaú de areias branquinhas quando o mar secava, formando um campo perfeito para desenvolver esse esporte maravilhoso! Na praia, chegavam amigos de vários bairros da cidade para participarem da pelada, ampliando constantemente o meu quadro de amigos, sem ser necessário nenhum Facebook para isso! Após os jogos, corríamos todos para um mergulho grupal no mar de águas encantadoras e claras, normalmente nos finais de tarde... Um tempo depois, eu pude competir na escola em que estudava, com o auxílio do meu professor de educação física, e só quem teve esse privilégio, sabe do real valor do futebol nas suas vidas. 

Penso sempre no futebol como um esporte importante no resgate da nossa infância lúdica e incentivador da formação grupal, sem falar na grande importância que ele tem no desenvolvimento físico e mental dos que o praticam. Quando vejo jogadores e torcedores febris quebrando tudo ao redor, se matando e esbravejando aos quatro cantos porque seu time não venceu, eu consigo entender tal atitude: 1- A mídia diária incutindo nas mentes a competição desenfreada; 2- O capitalismo voraz que tomou conta do esporte, supervalorizando passes e reproduzindo logotipos de patrocinadores até no corpo dos jogadores; 3- O pouco contato que talvez tenham tido com o esporte na infância e juventude; 4- O pouquíssimo entendimento do que seja uma competição sadia e prazerosa. 

Continuando no raciocínio, será que teremos que implantar escolas para jogadores e torcedores aprenderem a importância do esporte lúdico e sadio nas suas vidas? Acho que sim.

As fotos deste texto foram colhidas da internet.

*Os textos e fotos de Dario Junior estão licenciados pela Creative Commons. Qualquer utilização,  será possível com a autorização prévia do autor, que deverá ser consultado.

 Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário