quarta-feira, 26 de março de 2014

MÚSICA DA PARAÍBA 1- DARIO JUNIOR E ELIETE MATIAS - JOÃOPESSOA-PB,BRASIL


 Por Dario Junior

        Fotos: Gilberto Firmino

Em 1994 eu, Dario Junior, fiz o show de abertura do VIII FESTIVAL DO SESC/JP-PB, juntamente com Eliete Matias e a participação de Paulo Ró no solo de violão, onde cantei várias músicas de minha autoria. Esta indumentária que estamos usando nas fotos, fazia parte da roupa utilizada como participantes que fomos ( Primeiro Galante e Dama), do Cavalo Marinho do Bairro dos Novais do Mestre João ( veja o post: Histórias do Tempo em que Brinquei no Cavalo Marinho...).

Na primeira foto, estamos usando uma capa preta encobrindo a roupa mas que não fazia parte da indumentária original, justamente porque apresentamos neste show uma performance para evidenciar o luto cultural em que se encontrava a cidade de João Pessoa e o Estado com relação as suas manifestações populares (e ainda se encontra, não é mesmo?). No decorrer da apresentação essas capas iam sendo arrancadas e retiradas do corpo por completo.


Esta percepção do descaso das políticas culturais para com o folclore e as tradições populares, sempre foi uma constante em minhas críticas aos projetos e atividades culturais desenvolvidos pelo Estado e Município, durante todo o período em cartaz do Show Pulsando, em teatros, projetos culturais, festivais, encontros e continua hoje.


Nas minhas performances artísticas sempre tive e tenho a preocupação de unir linguagens, fazendo misturas de música com teatro, teatro de bonecos, artes visuais e dança. Observem que no fundo do palco temos um painel de madeira expondo ex-votos, lamparina de lata, brinquedos populares, bonecos de luva, esculturas e outros objetos, dando o tom do espetáculo.


*******

*Este texto e fotos estão licenciados pela Creative Commons. Qualquer utilização,  será possível com a autorização prévia do autor, que deverá ser consultado.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário