segunda-feira, 31 de março de 2014

PASSEIO VIRTUAL NO BAIRRO ONDE NASCI EM CAMPINA GRANDE-PB-BRASIL,UTILIZANDO O GOOGLE STREET VIEW!

Por Dario Junior


      Fotos: Dario Junior via Google Street View (Convento de São Francisco)-CG/PB

Um passeio virtual no bairro do Alto da Conceição em Campina Grande, onde nasci e vivi parte da minha infância, com suas calçadas enladeiradas e lúdicas, um convite as brincadeiras de patinetes de madeira e rodas de rolimã, construídos por mim mesmo, juntamente com os colegas. Do lado da minha casa tinha a igreja de São Francisco, que possuía muros largos e altos e onde eu escalava e corria solto, deixando os padres enlouquecidos! Lembro-me bem que alguns padres atiravam pedras com estilingues para que eu descesse dos muros, sem resultado! 

      Convento de São Francisco- CG/PB

Sempre fui moleque de rua, brincando de subir em árvores, esconde-esconde, garrafão, soltava pipa, jogava bola de gude, pião, fazia meus próprios carrinhos de lata e patinetes de madeira... tudo que criança deve fazer para ter uma infância sadia e feliz! O meu maior prazer era adentrar os canais que ainda circundam toda a cidade de Campina Grande, atrás de peixinhos coloridos, os chamados "lebristes", que tinham caudas coloridas e brilhantes deixando-nos eu é os colegas, loucos de vontade de possuí-los em nossas garrafas e potes de vidro.

 Eu sonhava como os muitos pescadores sonham, em um abençoado dia pegar um peixe enorme! coloridão! cheio de manchas reluzentes! Quase sempre esse sonho se desfazia quando eu era pego por meu pai, atolado até a cintura no canal fétido por onde escorria todo o esgoto sujo da cidade, mas que para mim não passava de um rio inofensivo, transparente  e belo, cheio de peixinhos coloridos...

      Convento de São Francisco- CG/PB

TV só um tempo depois, quando chegou em Campina Grande. A nossa era uma Philips de madeira, com pés e com uma tampa corrediça, feita com taliscas de madeira também, para preservar o tubo de imagem! Quando chegou foi um sucesso!  Minha casa virou um cineclube com dezenas de colegas que sentavam no chão para assistir a programação da época...

     TV Philips com corpo e pernas de madeira (foto retirada do Google)

A casa onde morei grande parte da minha infância, plantada em ruas enladeiradas e algumas de terra, encontra-se agora reformada e perdeu um pouco do encanto que tinha, com um espaço largo ao redor, na época, muro com tijolos vazados, um terraço de piso vermelho e cerâmica quadradinha, pequena e um belo jardim num espaço pequenininho que ficava na frente... parecia que tinha sido feito para mim, que nessa época, tinha o corpinho miúdo e um jeitinho adocicado de inocência,  mas que dava um trabalho tremendo aos papais! 

Tenho uma foto desse tempo (1964), sentado num banquinho, cheirando uma flor com todo carinho e inocência que deve ter um gurizinho de 4 anos. Sentia-me o rei do jardim! enquanto estourava no pais o golpe militar de 64. 

Lembro-me nessa época de ver papai correndo dentro de casa de um lado para outro, com um livro na mão (...), totalmente atônito, desarticuladamente fora de si falando aos sussurros com mamãe, perguntando sobre um lugar seguro para esconder um livro  proibido que havia comprado. Nesse mesmo dia eu o vi assustado durante todo o tempo, andando de um lado para outro. As vezes parava num canto e ficava ouvindo, silencioso... Outras vezes chegava até a porta para olhar a rua, deixando a minha mãe cada vez mais preocupada, enquanto que vindo de lá de fora de casa eu ouvia um barulho incômodo das ruas chegando aos poucos... misturado as vozes alternadas dos passantes.

        Casa onde morei parte da minha infância - CG/PB

Não sabia ao certo o que estava acontecendo naqueles dias sombrios e cheios de expectativas. Alguma coisa no ar denunciava algo que eu não captava no momento e os meus peixinhos coloridos, carrinhos de lata e bolas de gude, se encarregaram de me conduzir suavemente para bem longe daquele mundo sombrio e intrigante dos adultos (Cont.)

      Colégio e Auditório São Francisco- escola onde estudei o jardim da infância 


*Este texto e fotos estão licenciados pela Creative Commons. Qualquer utilização,  será possível com a autorização prévia do autor, que deverá ser consultado.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário